A Carta do Capitão Wentworth para Anne Elliot - Persuasão de Jane Austen

Imagem: Arquivo Pessoal
“I can listen no longer in silence. I must speak to you by such means as are within my reach. You pierce my soul. I am half agony, half hope. Tell me not that I am too late, that such precious feelings are gone for ever. I offer myself to you again with a heart even more your own than when you almost broke it, eight years and a half ago. Dare not say that man forgets sooner than woman, that his love has an earlier death. I have loved none but you. Unjust I may have been, weak and resentful I have been, but never inconstant. You alone have brought me to Bath. For you alone, I think and plan. Have you not seen this? Can you fail to have understood my wishes? I had not waited even these ten days, could I have read your feelings, as I think you must have penetrated mine. I can hardly write. I am every instant hearing something which overpowers me. You sink your voice, but I can distinguish the tones of that voice when they would be lost on others. Too good, too excellent creature! You do us justice, indeed. You do believe that there is true attachment and constancy among men. Believe it to be most fervent, most undeviating, in 
'F. W.

"I must go,uncertain of my fate; but I shall return hither or follow your party, as soon as possible. A word, a look, will be enough to decide whether I enter your father's house this evening or never.'

Tradução: 

"Não posso mais ouvir em silencio. Preciso falar com você, pelos meios que disponho no momento. Você trespassa minha alma. Sou metade agonia, metade esperança. Não me diga que é tarde demais, que sentimentos tão preciosos foram-se para sempre. Ofereço-me para você de novo, com um coração muito mais seu, do que quando você quase o partiu a 8 anos atrás. Não se atreva a dizer que o homem esquece mais rápido que a mulher, que seu amor morre mais cedo. Eu tenho amado somente a você, mais ninguém. Injusto posso ter sido, fraco e ressentido também, mas nunca inconstante. Você, apenas você trouxe-me para Bath. Faço planos pensando em você. Você ainda não percebeu? Terá você falhado em entender meus desejos? Eu não teria esperado nem esses 10 dias, se pudesse ter lido os seus sentimentos, como eu penso que você entendeu os meus. Quase não posso escrever. Estou a  todo instante ouvindo coisas que me esmagam. Você abaixa a voz, mas eu posso distinguir tons nessa voz que aos outros passariam despercebidos. Bondosa e excelente criatura! Você nos faz justiça, sem dúvidas. Creia que tal afeto é mais do que fervoroso e mais do que constante em
'F.W.
"Devo partir - incerto de meu futuro - mas voltarei ou seguirei o seu grupo, assim que possível. Uma palavra, um olhar, serão o suficiente para que decidir se estarei na casa de seu pai, esta noite ou nunca mais."






Imagens da Capa: Canva

Comentários

  1. Essa é a carta mais lindaque li, não importa quantas vezes releio sempre será belo o sentimento que transmite .

    ResponderExcluir
  2. ESSA CARTA É A MAIS BELA DECLARAÇÃO DE AMOR, LINDA DEMAIS JÁ LI E RELI VARIAS VEZES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a carta mais linda que eu me recordo de ter lido...

      Excluir
  3. Eu simplesmente nao canso de ler essa carta.

    ResponderExcluir
  4. Eu não canso nunca de ler essa carta 😍

    ResponderExcluir
  5. Não me canso de ler essa carta, é linda demais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens em Destaque

The Treacherous Magic Book - O Traiçoeiro Livro Mágico

A Lenda do Amor Verdadeiro de Sakura - Um Encontro é Acaso, Mas Um Reencontro é Destino!

Resenha do Filme: O Presente

Resenha: A Doce Revolucionária - Torres Pereira