Don Ângelo o Audacioso Viajante de Chapecó - Irmãs Franco Ale & Sabry

 


O ano era 1973,

Meu bom Amigo Don Ângelo e eu Don Castilho

Estávamos em mais uma de nossas andanças,

Cavalgando na lua da madrugada

Solitários buscando aventuras em nossa jornada.

 

De Soledade minha terra

Chegamos em Chapecó dessa vez,

Voltando para visitar os familiares de meu amigo

Construindo novas e distintas Lembranças

Sem imaginar que ali rondava um grande perigo.

 


No Interior da Cidade

Havia um mistério e uma grande maldade,

Como Sherlock Holmes faria

O audacioso e corajoso Don Ângelo investigaria,

Para ajudar o bom cidadão

E descobrir quem era o habilidoso ladrão.

 

Uma misteriosa Dama do Leque Vermelho

Os cidadãos mencionaram,

Don Ângelo teve receio

De que mais pessoas

Envolvidas no caso estavam.

 


Mal chegamos e já começamos a trabalhar,

Para aquela noite meu bom amigo teve um plano

Fizemos uma fogueira e esperamos até a madrugada chegar.

Meu amigo precisava com seus olhos comprovar

Que de fato era a Dama do Leque Vermelho realmente

Que vivia perto dali quem estava roubando os moradores,

Ou se era alguém tentando a incriminar

Lhe acusando injustamente

Ou se apenas eram na verdade impostores.

 

Pois era muito estranho esse fato de ousadia

Nas noites de Lua Cheia um vulto vermelho

Roubava as plantações deixando

Para trás um leque vermelho indicando

Que era uma jovem mulher que por perto vivia,

Mas Don Ângelo bom sábio amigo sabia

Que um ladrão as provas de seu furto para trás não deixaria.

 


Ele acreditava que alguém

Pudesse estar tentando incriminar

A jovem por algum desdém,

Uma plantação sozinha uma mulher não poderia carregar.

 

Na quela noite tínhamos um plano,

Ficamos na casa da família da jovem acusada

Escondidos nos arbustos vigiando,

Para ver se ela sairia de noite para roubar a plantação

Don Ângelo e eu ficamos acordados

E não aconteceu nada na calada da noite enluarada

E isso apenas aumentou de Don Ângelo a determinação.

 

Quando chegamos na casa de sua família pela manhã

Já chegava, notícias de Genaro

Sua plantação de Melão alguém havia roubado.

Por um vulto vermelho cor de romã

Genaro quis acusar a moça de qualquer maneira,

Mas Don Ângelo disse que não poderia ser ela,

Pois vigiaram sua casa a noite inteira.

 

Aproveitando que ainda era Lua Cheia na noite

E o ladrão iria atacar novamente pela meia-noite

Don Ângelo me disse que ninguém iria desconfiar

Se ele voltasse para o restante da plantação roubar

Juntos de Genaro em sua plantação, decidimos verificar.

 


Então com muito trabalho Don Ângelo, eu e Genaro

E com pouco tempo, nós cavamos um grande buraco

No meio da plantação restante de melão,

Colocamos uma rede sobre ele e o cobrimos.

Na luz da noite, o ladrão apareceu e como esperávamos

Em certo momento

Ouviu-se um barulho no silêncio,

Alguém havia caído na armadilha e gritou.

Don Ângelo rapidamente disparou um tiro no céu,

Foi quando vimos cinco ladrões correndo, mas um não fugiu.

 

O que comprovou que de fato meu amigo estava certo

Genaro e eu chegamos até o buraco e lá estava

Um ladrão de roupa vermelha que ninguém esperava

Pego no exato momento,

Onde em sua mão estava o leque vermelho.


 

Não era a Dama do Leque Vermelho.

Era um homem de bigode amarelo,

Ele queria a jovem moça incriminar,

Então com seus amigos

Decidiu as plantações dos homens de bem roubar.

Pois sua mãe, uma velha senhora

Foi quem inventou essa história,

Pois a Bela moça não queria com seu filho se casar.

 

Era ela quem fazia os leques vermelhos

Sem um dia imaginar,

Que seria desmascarada por dois aventureiros.

Don Ângelo, meu amigo

E eu, Don Castilho.

 


E no final, como toda Tradição,

Seu Genaro pagou uma grande festa no salão

Fazendo um grande Bailão.


Por: Irmãs Franco Ale e Sabry




Créditos de Imagens: Canva

Comentários

Postagens em Destaque

A Carta do Capitão Wentworth para Anne Elliot - Persuasão de Jane Austen

The Treacherous Magic Book - O Traiçoeiro Livro Mágico

Feliz Natal! Oops, Feliz Páscoa!

The Little Rabbit in The Autumn Nights - O Pequeno Coelho nas Noites de Outono

Resenha: Esopo – fábulas completas