Don Ângelo, O Audacioso Viajante de Chapecó Em Uma Nova Aventura - Vol. 2





            O ano era 1981,

Quando meu bom amigo Don Ângelo,

E eu, Don Castilho,

Chegamos em Chapecó

Em 25 de Agosto 

Na Praça da Cidade

O Desbravador naquele dia

Seria Exposto.

O Povo animado festejava

Enquanto meu bom amigo

Na cidade chegava.

 

Os familiares de meu audacioso amigo

Nos convidaram para ir no centro da cidade,

Chegamos no momento da inauguração

Do Desbravador,

Uma homenagem de legado e Tradição

Aos primeiros desbravadores da Região.

 



Setembro chegou

E decidimos partir,

Estava frio quando Petruchio

No meio do caminho nos encontrou,

Havia acontecido um grande mistério,

O gado de Petruchio havia desaparecido.

Isso deu ânimo ao meu sábio amigo,

Pois havia aqui um grande desafio.

 

Ontem, durante a noite houve um grande bailão

Todos da redondeza se reuniram no salão,

Havia muita música e animação,

Mas ao amanhecer aconteceu essa decepção.

 


Já era a terceira vez

Quando o galo cantava ao amanhecer

O gado havia desaparecido na região,

Quando os Donos estavam no Bailão,

Don Ângelo decidiu investigar e assim ele o fez.

 

Certa noite enluarada

Don Ângelo pediu para Petruchio

Ir no bailão,

Então, ele esperou na madrugada.

Pois o gado de Petruchio

Era o mais bonito de toda região.

Meu sábio amigo esperava

Que houvesse naquela noite

Alguma movimentação.

 

Eu tive que deixar sozinho

Don Ângelo meu audacioso amigo

E seguir meu caminho

Para encontrar o Delegado,

Pois Don Ângelo

Sentia que havia um grande perigo.

 


Na madrugada,

Don Ângelo ouviu a cavalgada,

Eram três ladrões armados

Que estavam roubando o gado.

Forasteiros sem direção

Roubando o bom cidadão.

 

Don Ângelo pegou seu laço

E cavalgou até os forasteiros

Sem esperar que eles eram muito feios.

Don Ângelo laçou o líder dos ladrões

O jogando no chão

Nunca meu amigo em sua devoção

Tinha sentido tantas emoções.

 


Eu e o Delegado

Chegamos no exato momento

Onde um dos ladrões tentou

Atirar no meu amigo,

Mas o Delegado foi mais rápido

Salvando Don Ângelo do perigo.

 

Ao ouvir os disparos

Um touro apareceu

E perseguiu o último ladrão

Até que o dia amanheceu.

 


Depois de muito procurar

Encontramos o cavalo de Don Ângelo,

Bandolero estava na campina pastando,

Pois com os disparos ele havia fugido,

Mas ao ver meu amigo o procurando

Bandolero logo voltou

Quando Don Ângelo o chamou.

 

Quando Petruchio chegou

Don Ângelo lhe contou

Que o enviou para o bailão,

Pois suspeitava que por lá passaria o ladrão,

Para verificar se Petruchio estava lá,

Para poder o seu gado roubar.

Mas os forasteiros não esperavam

A coragem de Don Ângelo

E de seu bom amigo

Eu, Don Castilho.

 


E no Final, como toda Tradição,

Essa História Terminou

Com muita Conversa

E Bom Chimarrão.


Por: Irmãs Franco Ale e Sabry


Créditos de Imagens: Canva

Comentários

Postagens em Destaque

A Carta do Capitão Wentworth para Anne Elliot - Persuasão de Jane Austen

The Treacherous Magic Book - O Traiçoeiro Livro Mágico

Feliz Natal! Oops, Feliz Páscoa!

The Little Rabbit in The Autumn Nights - O Pequeno Coelho nas Noites de Outono

Resenha: Esopo – fábulas completas